Não é possível que alguém tenha dúvidas de que nós mulheres fazemos história diariamente e que cada vez mais estamos conquistando posições que antes eram vistss como sendo exclusivamente masculinas. E não temos limites,  estamos ocupando diversas áreas, seja na grande culinária, na arte, engenharia, filosofia, política…e agora conquistamos o espaço!

No dia 29 de março, as astronautas Christina Koch e Anne McClain fizeram a primeira caminhada só de mulheres pela Estação Espacial Internacional (EEI). As duas fizeram parte da turma da NASA de 2013 que era 50% feminina.

E o que elas foram fazer lá? As duas decolaram para trocar as baterias instaladas no meio do ano passado e manter as estruturas espaciais funcionando. E enquanto faziam isso do lado de fora, aqui em Terra elas  tinham o apoio de outras duas mulheres, a Mary Lawrence e Kristen Facciol, ambas da Agência Espacial Canadense.

Compartilhar esse tipo de curiosidade com vocês não é apenas para entreter, mas é porque exaltar trabalhos importantes e significativos faz toda a diferença. Já tivemos mais de 200 caminhadas espaciais desde 1998 e de acordo com a NASA, dos 500 viajantes até agora, menos de 11% eram mulheres. Em outros termos, das 500 pessoas que viajaram, menos de 50 eram mulheres nestes 21 anos de viagens espaciais.

 

Orgulho demais dessa equipe e de todas as mulheres que estão mostrando que somos capazes de qualquer coisa. E falando nisso,  vocês sabem quem foi a primeira mulher a fazer uma viagem espacial? No dia 25 de julho, a soviética Svetlana Savitskaya tornou-se a primeira mulher a realizar uma caminhada espacial.

 

Espero que vocês tenham gostado e saiam espalhando essa curiosidade tão pouco falada pelas redes e deixe nos comentários/redes sociais, mulheres que te inspiram e marcaram a história.