BR Confidencial

Você sabia?

História dos blocos: Banda de Ipanema

qui, 04/02/16

Fundada em 1964 por Albino Pinheiro, Jaguar, Ziraldo, Sérgio Cabral e a turma do jornal O Pasquim, a Banda de Ipanema foi criada em meio a boemia que o bairro de Ipanema trazia como essência.

Hermínio Bello de Carvalho, Jaguar, Ziraldo e Sérgio Cabral, fundadores da Banda de Ipanema, em desfile nos anos 1990 - Foto: Sandra de Souza

Hermínio Bello de Carvalho, Jaguar, Ziraldo e Sérgio Cabral, fundadores da Banda de Ipanema, em desfile nos anos 1990 – Foto: Sandra de Souza

Os membros da banda usavam terno e tocavam instrumentos quebrados, e contratavam uma banda de verdade para tocar. O bloco foi utilizado como meio de se fazer críticas políticas e até debochar da situação do país mesmo durante o regime militar (a banda foi fundada no mesmo ano do golpe).

A Banda de Ipanema em 2015 - Foto: Divulgação

A Banda de Ipanema em 2015 – Foto: Divulgação

Desde então, a Banda de Ipanema teve entre seus padrinhos e madrinhas nomes como Chico Buarque, Leila Diniz, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Bibi Ferreira, Grande Otelo Martinho da Vila e Cartola, entre muitos outros. e até hoje arrasta multidões pela ruas do bairro.

As tradicionais drags da Banda - Foto: Divulgação

As tradicionais drags da Banda – Foto: Divulgação

A Banda de Ipanema é ainda um bloco de ambiente especialmente democrático, reunindo jovens, velhos, gays, heteros, drags, senhoras de família e crianças, para juntos brincarem o carnaval.

Em 2004, a Banda de Ipanema foi declarada patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. O bloco desfila no sábado de Carnaval, saindo no meio da tarde da Praça General Osório – em Ipanema, é claro.

Deixe uma resposta

Comentar