Como é sua relação com o jeans? Ama, desgosta, usa pouco..?
De um jeito ou de outro, essa é uma peça chave que existe há anos e já passou por diversas fases, estilos e lavagens. Poucas pessoas sabem que originalmente o jeans foi criado para ser uniforme de operários. Como ele era feito de um material mais firme e durável, está peça era perfeita para ser usada pelos trabalhadores do campo e marinheiros.
Hoje em dia ela se transformou em um item essencial em nossos armários e com um sentido completamente oposto ao de sua origem.
Mas como o jeans ganhou tanta popularidade? Bom, ele começou a ser fabricado na Europa por volta de 1972 na França, mas o início de sua fama começou quando ela cruzou os mares em 1853 e chegou aos Estados Unidos. Lá ela foi patenteada pelo jovem judeu alemão, Levi Strauss, que percebeu a utilidade da peça para os mineradores.
O primeiro lote de calças tinha como código a numeração 501, que acabou se tornando o modelo mais famoso da conhecida marca Levi’s. O crescimento da produção e disseminação do jeans mundo a fora foi impulsionado pela Segunda Guerra Mundial, quando as fardas dos soldados eram feitas desse material e foi usada como símbolo de virilidade.
E é claro que as clássicas calças jeans passaram por por vá e várias mudanças: em 1860 acrescentaram os botões de metal, em 1886 coseram as etiquetas de couro no cos da calça e só em 1890 que a cor azul índigo foram usadas nas calças.
Curiosamente o jeans foi uma peça que passou por um processo diferente, saiu da “massa” e que chegou até os estilistas e amantes da moda.
E se pararmos para analisar o street style dos fashionistas que passaram por todas essas últimas temporadas de moda, as calças jeans apareceram vestindo a maioria deles.
Seja o comprimento cropped, rasgado, com franja, flare ou o jeans mais pesado, o que tá todo mundo usando é a tal da calça com aspecto total vintage e o comprimento na canela.
E você, qual prefere? Mando foto pra gente, usa a #gogoia e comenta aqui. Vai ser nosso prazer ver e compartilhar o que vocês estão vestindo