Hoje vamos falar sobre um assunto que eu amo: espaços verdes em casa. Seja uma hortinha, plantas ou flores, elas trazem novos ares para o nosso lar , embelezam o ambiente e te deixam ainda mais aconchegado.  Apesar de parecer difícil de cuidar, eu juro que é mais simples do que parece.

Eu mesma tenha plantas e horta em casa e posso falar com confiança que super funciona. E pensando em ajudar vocês, resolvi separar algumas dicas e inspirações para vocês darem o primeiro passo.

  1. Encontre o local ideal

Você não precisa ter um super apartamento, jardim em casa ou coisa do tipo. Existem diversos tipos de plantas e hortas para você poder colocar no seu cantinho, mas não podemos esquecer da principal regra para achar o local ideal: LUZ!

A maioria das plantas que você quiser vão precisar de um espaço iluminado, mas se não houver entrada de luz solar no seu apartamento, a alternativa é usar plantas que sobrevivem com menos iluminação: para uma hortinha a dica é plantar salsinha, alface, orégano, hortelã, espinafre e erva-cidreira.

  1. Materiais necessários

 

Você vai precisar de alguns materiais caso queira plantar sua mudinha. A dica para quem está começando é que já compre a planta de escolha já grandinha e sinta como é cuidar dela. Depois seguir para o nível mais difícil que é começar plantando do zero.

 

Você irá precisar de vasos, jardineiras ou recipientes, substrato para o plantio, argila expandida para colocar embaixo dos vasos e das mudas. Mas, se você optar por fazer o jardim na vertical, use outro material menos pesado que a cerâmica, como vasos de plástico reciclado.

 

  1. Veja os cuidados necessários

 

Com o passar do tempo, sua planta e horta podem tomar aspectos diferentes e menos saudáveis, fique sempre de olho para ver se estão sendo bem regadas, sem poeira e tomando o sol necessário. As plantinhas sempre indicam se algo está errado, com o tempo você vai aprender a perceber os sinais para poder corrigir o que for necessário.

 

Lembre-se sempre de manter as plantas regadas e limpas. Às vezes o acúmulo de poeiras, picadas de insetos ou excesso de água podem prejudicar a saúde de sua plantinha. Existem pesticidas naturais fáceis de comprar ou fazer em casa que você pode usar também.

  1. Crie uma rotina

 

Eu costumo dizer que plantas são que nem filhos e bichinhos de estimação, só que mais fáceis de cuidar. Ou seja, aprenda a ter uma rotina e não esquecer da existência de sua mudinha só porque ela não faz barulho, ok? Rs

 

Essas foram algumas dicas básicas para você que quer começar a ter um espaço verde em casa. E caso você queira conhecer empresas que possam te ajudar, a Noocity pode te ajudar demais, eles tem diversos produtos, inclusive “sacos” de jardinagem geniais para você ter uma horta em casa e aproveitem para conhecer também o Paisagismo Comestível, eles projetam hortas lindas -inclusive a minha- dentro de sua casa e te ajudam na manutenção também!

 

Espero que tenham gostado e mandem fotos das suas plantinhas e hortas usando a hashtag #gogoia e #gogoia30. Vou adorar ver e compartilhar.