Conhecer novos países, culturas e estruturas é uma das coisas que mais que encanta e me inspira. Sair de nossa zona de conforto e explorar lugares diferentes nos ajuda a entender melhor nosso próprio país e cultura também, vocês não acham?

 

E agora que estou em Paris por alguns dias, resolvi compartilhar com vocês a lista de alguns dos principais museus e que todo mundo que puder vir nesta cidade maravilhosa, mesmo que por poucos dias, precisa conhecer – selecionei os mais próximos e acessíveis. Vamos lá:

1. Museu do Louvre

Apesar de ser um clichê parisiense e todo site de dicas recomendá-lo, este museu reúne obras do mundo inteiro e não se limita a esculturas e quadros não. Podemos encontrar tapeçarias no setor da cultura oriental, esculturas egípcias em perfeito estado, documentos antigos preservados e muita história. Há um tempo atrás rolou um super sorteio do Louvre com o Airbnb e o ganhador passaria uma noite VIP lá. Confere aqui o post porque mostra bastante coisa interessante sobre o Louvre também.

2. Museu de Orsay (Musée d’Orsay)

Pertinho do Louvre, o Museu de Orsay vale a visita – recomendo que se você quer de fato apreciar os dois museus, ou separa o dia todo apenas para os dois ou vai em um a cada dia. Mesmo que sejam pertinho, o acervo é tão grande e rico que ficar menos que 3 horas em cada é pagar à toa, vai por mim.

 

O Orsay era uma antiga ferroviária e hoje é este lindo museu com fantásticas obras e um acervo pra lá de encantador: Monet, Rodin, Caillebotte, Cézanne, Renoir e Picasso são alguns dos nomes que você vai encontrar.

3. Centro George Pompidou

Não muito distante do Livre e do Orsay, e cheio de obras maravilhosas e uma exposição permanente repleta de arte moderna e contemporânea, vamos ao Centro George Pompidou, mais conhecido como apenas como Pompidou pelos mais íntimos rs.  

 

Além do acervo de obras, ele possui uma das bibliotecas mais visitadas do mundo, uma cinemateca e um rooftop lindo que dá pra ver a grande Paris. Coloca esse na sua lista, hein.

4. Fundação Louis Vuitton

Indo para a região mais moderna e distante do centro de Paris – La Défense, vamos a Fundação Louis Vuitton – uma construção monumental e moderna  projetada pelo Frank Gehry. A impressão que temos ao nos depararmos com a fundação é que ela por si só já é uma obra de arte ao ar livre que abriga diversas exposições temporárias, um restaurante e diversas instalações maravilhosas.

 

Aproveite para ir conhecer este lugar incrível e uma parte de Paris que poucas pessoas sabem – grandes prédios, construções modernas, bares, shoppings…você vai se surpreender.

  1. Museu do Quai Branly

Este museu de destaca de qualquer outra construção tradicional parisiense. Ele é um dos mais recentes e modernos de Paris e foi construído para receber mais de 300 mil obras de continente americano, africano, asiático e da oceania. Ou seja, se você quer dar uma volta ao mundo em um único lugar, além do Louvre, você precisa visitar o Quai Branly.

 

Esses são só alguns do que eu acho fundamentais visitar, masss tem tantos outros que você precisa conhecer nesta cidade. Quem sabe em breve não venho com a parte 2 deste post – por enquanto, anotem essas dicas e embarquem nesta viagem cultural.