Já imaginou passar uma noite inteirinha dentro do Louvre, em Paris? Agora o sonho dos grandes amantes de arte pode se tornar realidade graças ao concurso que o Airbnb está lançando em parceria com o museu.

 

O vencedor e seu convidado terão direito a any experiências exclusivas como dormir debaixo da mini pirâmide construída para celebrar o 30° aniversário do Louvre, passeio por zonas reservadas com um guia VIP, jantar especialmente preparado por um chef ao lado da escultura Vênus de Milo…ai ai, são tantas coisas!

Ficou interessado? Então se inscreve correndo no site do Airbnb e responda criativamente em 800 palavras a seguinte pergunta: Por que você seria o hóspede perfeito da Mona Lisa?

 

É importante ressaltar que você vai precisar estar livre entre o dia 28 de Abril ao dia 4 de maio. E antes de fecharmos este post e você sair correndo para responder ao concurso, vamos com um pouquinho de história sobre o Louvre e a obra da Mona Lisa.

O grande e célebre museu já passou por várias obras e reformas, mas ele foi construído inicialmente para ser uma fortaleza composta de uma masmorra e um recinto quadrado, na Idade Média pela o rei Filipe Augusto (1165-1223). Anos depois, entre 1364 e 1380, Carlos V (1338-1380) fez obras no Louvre para transformá-lo em castelo. Este projeto foi realizado pelo arquiteto Raymond du Temple e tinha no planejamento salas de estar majestosas, salas de recreação, pátios e todas aquelas coisas que a realeza adora.

 

Francisco I, famoso como o soberano da Renascença, parou as obras de Carlos V e começou a refazer tudo. Foi nesta mesma época que a França conheceu o famoso pintor italiano Leonardo da Vinci e a Mona Lisa. Anos depois, enquanto a corte do Rei Sol ia Versalhes, o Palácio do Louvre foi ocupado por nobres, intelectuais e artistas que tinham ali sua residência. Eles se juntaram e apresentaram um projeto de museu a Luis XVI, o rei aprovou a ideia e deu início à ideia, mas apenas com a Revolução Francesa a Grande Galeria foi aberta ao público.

 

O museu com a cara que conhecemos, ficou pronto durante o Segundo Império. Foram construídos dois corpos de edifícios que cercam o pátio Napoleão onde encontra-se hoje a Pirâmide do Louvre. A Mona Lisa, conhecida também como Gioconda, chegou no museu apenas em 1797, antes disso ela fazia parte da coleção real de Luis XIV.

 

Aposto que agora vai ser mais fácil criar uma resposta digna de passar uma noite no Louvre. Espero que tenham gostado e boa sorte!