BR Confidencial

Br Convida

Vai correr? Aprenda a escolher o tênis ideal

Se praticar uma atividade física está entre as suas metas para 2016, que tal apostar na corrida? Além de ajudar a emagrecer, melhorar a qualidade do sono e a capacidade cardiovascular, a modalidade é uma importante aliada no combate aos níveis altos de colesterol e a osteoporose. No entanto, é importante lembrar que alguns cuidados básicos são fundamentais antes de entrar de vez no esporte. Entre eles, a escolha do tênis ideal.

A escolha do tênis é um ponto importante antes de começar a se exercitar - Foto: Reprodução

A escolha do tênis é um ponto importante antes de começar a se exercitar – Foto: Reprodução

De acordo com o ortopedista André Shecaira, utilizar o calçado certo para cada atividade física não só ajuda na prevenção de problemas ortopédicos, como também potencializa a performance durante o exercício. O médico ressalta, ainda, que os principais fatores que ocasionam lesões são o impacto da corrida sem amortecimento suficiente, torção ao se exercitar sem um tênis com estabilidade adequada e a sobrecarga de músculos e ligamentos:

- Se um modelo de calçado não for adequado, refletirá em todo sistema locomotor. Os problemas podem não aparecer de um dia para o outro, mas, eventualmente, acabarão em lesões como entorses e fratura – alerta.

No caso específico da corrida, o tênis deve ser maleável e leve, para não prejudicar a impulsão e flexibilidade do atleta. Além disso, ter uma boa ventilação e capacidade de amortecimento de impacto também são características importantes, destaca o ortopedista Rodrigo Mota:

- Os amortecedores evitam que o impacto do corpo no solo repercuta de forma negativa no corredor, com o surgimento de lesões. Já a ventilação é importante para não esquentar muito o pé, evitando o acúmulo de umidade.

Solução individual

Existem três tipo de pisadas: a neutra – mais comum, quando a passada é impulsionada com a parte frontal do pé –, a supinada – quando a parte externa do pé é usada para impulso – e a pronada – quando são utilizados para impulsionar a ponta do pé, dedão e parte externa. Para o ortopedista Maurílio Mendes, é importante que o corredor pesquise e avalie a sua junto a um especialista antes de investir em um novo modelo de tênis:

- A melhor solução para evitar lesões é aquela individualizada, de acordo com as características do paciente. Também pode ser recomendada a compra de um calçado com pisada neutra, e o uso de palmilhas corretivas e personalizadas para compensar as diferenças – completa.

Quer evitar lesões? Confira algumas dicas dos especialistas e corra com mais conforto e segurança:

- Hidratação é sempre fundamental.

- Respeite os limites dos corpos e dos pés. Nunca corra lesionado!

Deixe uma resposta

Comentar